domingo, 28 de fevereiro de 2010

Prova Interdisciplinar – Dia 26/02/2010

Conforme planejado, nesse dia foi aplicada a primeira prova interdisciplinar em consonância com as propostas do EMI. Essa prova não teve caráter de avaliação, apesar dos professores terem tido a liberdade de pontuar os melhores alunos, caso quisessem. Tratou-se de uma experiência, tanto para os professores quanto para os alunos: a elaboração e aplicação de uma prova nos moldes do ENEM e de muitos vestibulares que adotam o modelo interdisciplinar.
A prova foi elaborada com 20 questões, pelo menos uma de cada disciplina, que foram concebidas a partir de Música de Trabalho, composta por Renato Russo. Essa música foi escolhida por englobar o eixo gerador do primeiro bimestre: trabalho.
As provas foram aplicadas nos três turnos. Os alunos marcaram as respostas certas em cartões-resposta impressos à parte, já para familiarizá-los com o sistema dos concursos públicos.
Além de ser uma grande experiência para todos, a prova serviu para diagnosticar as principais dificuldades de nossos alunos, auxiliando-nos na elaboração dos próximos planejamentos.

Primeira semana de aula

Logo na primeira semana de aula os alunos foram apresentados ao programa EMI. Souberam que a partir de então as disciplinas iriam trabalhar juntas, interagindo entre si. Souberam também dos recursos financeiros recebidos pela escola e dos equipamentos que já haviam sido comprados, como televisores LCD e DVD Players.
A maioria dos alunos mostrou-se muito interessada na nova proposta, enquanto outros não a compreenderam muito bem inicialmente. Durante a semana, além do conteúdo ministrado, os professores empenharam-se em esclarecer as dúvidas dos alunos que ainda não haviam compreendido a mudança. Com isso, a totalidade da escola compreendeu que o ano de 2010 seria diferente, com novas propostas e muitos recursos.
Essa semana também foi marcada pela inscrição dos alunos no Fórum do Mochón, ferramenta que já foi comentada em tópicos anteriores. Enquanto alguns tiveram grande facilidade em cadastrar-se e acessar o fórum, descobriu-se que alguns alunos, sobretudo do noturno, sequer tinham endereço de e-mail. Percebeu-se então, a importância do projeto do fórum: tratava-se não apenas de criar um canal de comunicação entre o corpo docente e discente, mas fazer a inclusão digital de todos os alunos. A escola disponibiliza uma sala de informática para todos os que quiserem acessar o fórum e cadastrar-se. Até o momento da postagem deste tópico, quase 400 alunos já haviam se cadastrado.
Os professores também utilizaram muito o fórum no decorrer da semana para se comunicarem entre si e trocar experiências desses primeiros dias letivos. Estão todos muito empenhados e motivados, aprendendo com os erros e vibrando a cada novo acerto.

Aula Inaugural - Dia 22/02/2010

A aula inaugural foi aberta pela diretora Ana Paula, que discursou aos alunos sobre a nova proposta trazida pelo programa Ensino Médio Inovador.
Houve uma pequena adaptação na programação do dia: devido ao grande quantitativo de alunos, decidiu-se que, após o lanche, as turmas de 1º ano assistiriam à apresentação de trechos do filme À Procura da Felicidade, durante o qual seriam levantados debates sobre o papel da persistência e da superação diante dos obstáculos que surgem na vida de todos nós; nesse meio tempo, as demais turmas participariam das oficinas desenvolvidas pelos professores na semana anterior; depois as turmas que assistiram ao filme iriam para as oficinas e vice-versa. Esse novo esquema se mostrou muito eficiente, pois evitou que um número excessivo de alunos assistisse ao filme simultaneamente.
Pode-se destacar da exibição do filme que muitos alunos se identificaram com a história de Christopher Gardner que, mesmo diante de todas as adversidades, atingiu seu objetivo. Muitos se emocionaram e dividiram experiências conosco.
As oficinas trataram de temas diversos, que foram de experiências com eletricidade à discussão de poesia, tudo muito lúdico e descontraído, para que os alunos sentissem-se acolhidos e encorajados.
No fim do dia letivo, após a saída dos alunos, a equipe se reuniu para discutir os erros e acertos do dia. Concluiu-se que o saldo foi positivo, pois ficou evidente que os alunos entenderam a nova proposta da escola com o Ensino Médio Inovador. Os professores aproveitaram para fechar os últimos detalhes da prova interdisciplinar, que recebeu o reforço de mais algumas questões, chegando ao número de 20, pelo menos uma de cada disciplina.
A dinâmica realizada no turno da manhã repetiu-se à tarde e à noite, com o mesmo sucesso.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Preparativos para a aula inaugural – 18 a 21/02/2010

Após o recesso de carnaval, o corpo docente e a direção do Colégio Mochón se empenharam num esforço hercúleo para organizar as atividades da aula inaugural do dia 22.
Segundo o planejado, neste dia, após o lanche dos alunos, serão exibidos trechos do filme À Procura da Felicidade (The pursuit of happiness), intercalados com mensagens de motivação e debates sobre como a persistência e a superação podem levar o indivíduo a ser vitorioso, a despeito das adversidades que o aflijam. Após essa dinâmica, os alunos serão direcionados às salas onde, em vez de uma aula tradicional, participarão de oficinas e dinâmicas que desenvolverão o tema gerador Trabalho.
Neste período pós-carnaval também entrou em pleno funcionamento o Fórum do Colégio Mochón, poderosa ferramenta de comunicação onde os professores e alunos poderão trocar mensagens e material multimídia para as atividades na escola. Quase a totalidade dos professores inscreveu-se no fórum nesse período, e prontamente já começaram as postagens com trocas de ideias, dinâmicas e materiais. Ver o grande movimento no fórum logo em seus primeiros dias de existência foi extremamente gratificante: o grande interesse dos professores, mesmo daqueles que tinham pouca intimidade com o computador, fez valer a pena todo o trabalho de planejamento do fórum. Nos muitos tópicos criados nesse curto período, foram disponibilizados textos interdisciplinares, descrições de práticas de sala de aula, modelos de planejamento e questões para a prova-piloto no modelo interdisciplinar.
Foram quatro dias de muito empenho para que os alunos percebessem, logo no primeiro dia de aula, que a escola mudou, está mais dinâmica e entrosada, graças à implantação do programa EMI. A escola está pronta para receber os novos e antigos alunos, agora com uma perspectiva inovadora que promete melhorar ainda mais os excelentes resultados que o Mochón tem alcançado a cada ano letivo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Modelo de prova interdisciplinar

Está pronta a primeira prova interdisciplinar elaborada para o programa EMI no Mochón. Essa prova será aplicada na próxima sexta-feira, dia 26, sem valor de nota. O objetivo aqui é familiarizar o aluno com o modelo interdisciplinar de ensino, onde os conhecimentos que a prova exige não são categorizados por disciplina (os nomes das matérias não estão especificados na prova).
Paralelamente, essa avaliação também servirá como diagnóstico, em que será possível determinar aproximadamente o conhecimento de mundo do aluno, facilitando desta maneira a elaboração de estratégias futuras para ampliar o repertório do discente de maneira personalizada.
O texto interdisciplinar escolhido para a prova foi Música de Trabalho, autoria de Renato Russo, em perfeita sintonia com o eixo gerador escolhido para o 1º bimestre: trabalho. Há questões mescladas elaboradas pelos professores de Artes, Língua Portuguesa, Biologia, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Matemática e História. São questões que não tem o objetivo de testar o aluno, mas de verificar o seu conhecimento de mundo, a partir de temas que lhe são familiares.
Esta prova também está disponível no Fórum do Mochón, na seção Compartilhando Material e Práticas, na área privada dos professores.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fórum do CE Mochón – Ensino Médio Inovador

Caros amigos, já se encontra em pleno funcionamento o Fórum do CE Mochón. Eis o endereço:


O fórum está dividido em duas categorias: professores e alunos. Os alunos podem acessar somente o seu quadro de fóruns, já os professores têm acesso a todas as áreas do site, inclusive a dos alunos.
Em sua área privada os professores podem acompanhar os informes da direção, compartilhar práticas e materiais, além de fazer observações sobre os alunos que podem ser compartilhadas por todos os colegas. Nesta área já estão disponíveis alguns planejamentos e textos interdisciplinares, confira!
Na área destinada aos alunos, somente os professores podem criar tópicos nas seções de 1º, 2º e 3º ano. Os alunos podem apenas visualizar os tópicos e criar respostas. Essa é uma área ideal para passar material aos alunos, disponibilizar temas e recursos para as semanas pedagógicas ou mesmo fazer enquetes. Somente nos fóruns Pergunte ao Professor e Conversa de Corredor os alunos têm a permissão de criar tópicos, que devem seguir as regras disponíveis em tópicos fixos no topo da página de cada fórum.
Este fórum segue o padrão PHPB4, o mais moderno da atualidade, que permite criar tópicos com fotos, vídeos, músicas e links para sites externos, permitindo uma interação multimídia extremamente eficiente, intuitiva e acessível. Os colegas que tiverem dificuldade no uso do fórum devem organizar um grupo de estudos para receberem capacitação a ser ministrada na primeira oportunidade, preferencialmente no fim das manhãs de terça ou quarta-feira. Para tanto, entrem em contato com os professores multiplicadores ou com a direção, manifestando o desejo de receber a capacitação.

IMPORTANTE: para acessar as áreas do fórum é preciso se registrar no site. Para isso, basta seguir estes passos:
1. Clicar no botão REGISTRAR-SE, no fim da página de abertura do fórum, logo abaixo dos campos de login;
2. Aceitar os termos de uso do fórum;
3. Entrar com nome de usuário (prefira seu primeiro nome, use o sobrenome somente se houver outro professor com o mesmo nome que o seu), endereço de e-mail válido e uma senha;
4. Confirmar a senha.

Pronto, agora basta aguardar a liberação do cadastro que se dará em no máximo 24h (geralmente no mesmo dia) e poderá acessar e postar em todas as partes do fórum.

Ensino Médio Inovador é tema de fórum na Uerj

Esta é uma publicação do site Conexão Professor da SEE-RJ que comenta o primeiro fórum do Ensino Médio Inovador que ocorreu em 18/12/2009. A partir da leitura desta matéria, pode-se concluir que o Mochón está no caminho certo, posto que vem cumprindo todas as metas propostas pelo programa: foco na interdisciplinaridade, na vivência e interesse dos alunos. Ao fim da matéria está a fala de nossa direção, única citada no artigo.
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CONEXÃO PROFESSOR
EDUCAÇÃO 360º
::: Ensino Médio Inovador é tema de fórum na Uerj :::

Profissionais de 16 escolas estaduais se reuniram nesta sexta-feira (18/12), no auditório 701 da Uerj, no Maracanã, com representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação, para traçar os primeiros passos do Ensino Médio Inovador. Em 2010, a iniciativa terá início nessas unidades, beneficiando cerca de cinco mil alunos da 1ª série.
Os diretores de Educação, Antonio Viera Neto, e de Formação, Patrícia Tinoco, e a coordenadora de Ensino Médio, Maria Minerva Valle, abriram o evento apresentando as principais propostas do programa-piloto, que tem o objetivo geral de apoiar técnica e financeiramente a reestruturação pedagógica e a organização curricular das escolas públicas de Ensino Médio não profissional.
De 23 a 30 de janeiro de 2010, o MEC vai promover capacitação com o tema “A interdisciplinaridade no Ensino Médio”, no Sesc da Barra da Tijuca, para seis profissionais por unidade escolar, sendo um diretor, um representante da equipe pedagógica e quatro professores regentes das três áreas de conhecimento.
- Os participantes dessa formação serão multiplicadores nas suas escolas – informou Maria Minerva, adiantando que cada unidade envolvida, com até 700 alunos, vai receber em média R$ 50 mil de custeio e capital.
Caberá à SEEDUC fazer o acompanhamento das 16 unidades escolares, por meio de programas de formação dos profissionais e de ações específicas voltadas para os professores da 1ª série do Ensino Médio.
Segundo a subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino, Teca Pontual, a expectativa é que o Rio de Janeiro tenha um programa-piloto exemplar, que sirva de modelo para o país.
Citando o livro “Os cenários futuros para a educação”, de Alvaro Chrispino, a subsecretária destacou a interdisciplinaridade e a contextualização como dois eixos fundamentais para a realização da nova proposta no Ensino Médio.
- Cada professor deve fazer um esforço de estabelecer uma relação entre os conteúdos de sala de aula com a vida pessoal do aluno, com o mercado de trabalho e tantos outros aspectos envolvem nossos jovens. Vamos fazer de tudo para dar o suporte necessário para que o programa seja um sucesso. Todos nós somos Secretaria de Educação: escolas, coordenadorias e nível central – disse Teca Pontual.
Para dar apoio às propostas do Ensino Médio Inovador, será criada a Casa do Educador, no primeiro semestre de 2010. Trata-se de um centro de estudos e desenvolvimento dos professores da educação no século XXI, que visa valorizar e atrair talentos para a rede estadual de ensino.
- É um sonho dos educadores ter um espaço de pesquisa, onde seja possível formar grupos de estudos, promover teleconferências e cursos de formação presencial e à distância. É a concretização viva de importantes políticas públicas de educação - ressaltou a superintendente de Formação, Elisa Maçãs, parceira na iniciativa da superintendente Maria Lucia Branco.
Serão cinco as principais áreas estratégicas de atuação da Casa do Educador: valorização dos profissionais; incentivo à transformação das práticas; desenvolvimento profissional permanente; pesquisa e inovação curricular e pedagógica e parcerias e alianças.
- É importante ver o ensino de forma integrada, inovadora. É uma mudança de paradigma – continuou Elisa.
Com o objetivo de mostrar aos educadores presentes a visão do governo federal, o diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica do MEC, Carlos Artexes Simões, falou sobre “A Importância do Ensino Inovador”.
- O programa Ensino Médio Inovador se propõe a valorizar as experiências das escolas. Temos que superar a fragmentação dos conhecimentos e fortalecer as disciplinas através da interdisciplinaridade. Melhorar essa modalidade de ensino significa melhorar as unidades públicas estaduais, e isso tem que chegar à comunidade escolar.
A diretora Ana Paula Freitas Rodrigues, do C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, em Padre Miguel, concorda com Artexes e está contente em fazer parte do novo time. Ela contou que desde 2005 promove oficinas e reúne a comunidade para juntos elaborarem o Projeto Político-Pedagógico da escola.
- Nada funciona sem o envolvimento do corpo docente, dos profissionais de apoio e da comunidade escolar. Para que tudo dê certo, sempre convido as associações de moradores para tomarmos decisões conjuntas, visando elevar a autoestima dos nossos estudantes e desenvolver estratégias para que eles interfiram na melhoria da comunidade – disse a diretora, destacando que o programa vai legitimar o que vem acontecendo na unidade.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Encontro de Formação Continuada dos Gestores e Professores do EMI – Uerj – Dia 11/02/2010

Este foi o primeiro encontro dos participantes do EMI do Rio de Janeiro após o curso de capacitação no SESC. Estiveram presentes representantes das 16 escolas do estado, professores e diretores. Também compareceram ao encontro alguns coordenadores das metropolitanas e a subsecretária de Gestão da Rede de Ensino Teca Pontual.
O dia começou com uma sessão de perguntas sobre diversos temas relacionados ao programa, respondidas pela subsecretária. Houve momentos tensos, especialmente quando o assunto era sobre salário e possíveis remunerações para os professores das escolas participantes do EMI. Muitos julgaram ser essencial que o Estado liberasse GLPs para que as escolas pudessem implantar as disciplinas eletivas, outros desejavam que se aumentasse a carga horária ou até mesmo que as escolas fosse desligadas do quadro de horário. Como nenhuma dessas propostas pôde ser atendida, o clima ficou pesado e alguns discursos beiraram a grosseria. Eis alguns esclarecimentos prestados pela subsecretária:
  • A SEE não pode liberar GLPs para o programa porque o governo só as implanta para suprir carências;
  • As escolas não podem ser desligadas do quadro de horário porque é por esse sistema que o governo emite as folhas de pagamento dos funcionários;
  • As disciplinas eletivas podem ser implantadas no lugar de Ensino Religioso e/ou Projeto Definido, se a turma e a comunidade escolar decidirem que essa mudança atende ao interesse dos alunos.
Ainda restaram alguns pontos a serem esclarecidos. Não se sabe, por exemplo, como reservar 20% do ano letivo para disciplinas eletivas (proposta do MEC) sem aumento de carga horária. Não há, também, previsão de qualquer remuneração para os multiplicadores do programa, assim como ainda não se definiu se haverá coordenadores por área de conhecimento.
O momento seguinte foi o de apresentação das unidades de ensino. Segundo a orientação recebida, as escolas deveriam apresentar as ações tomadas no período seguinte ao curso do SESC. O Mochón, atendendo às exigências, preparou uma apresentação em Powerpoint com o passo-a-passo da semana subsequente ao curso, detalhando todas as reuniões e apresentando um modelo de planejamento e prova interdisciplinar. No final, ainda apresentou propostas para quatro oficinas eletivas, fechando a apresentação com a divulgação do endereço do Blog.
Durante o coffe break, os professores e a direção do Mochón foram parabenizados pela equipe da SEE e por integrantes de outras escolas pela excelente apresentação em consonância com as propostas do Ensino Médio Inovador.
A verdade é que nossa escola tem se empenhado muito em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de capacitação. Os multiplicadores chegaram em casa no sábado, 30/01, e tiveram somente o domingo para descansar, porque segunda-feira, às 8:00, todos já estavam reunidos para discutir e revisar tudo o que foi aprendido no SESC. Foram duas semanas de muitas reuniões e muito trabalho que não poderiam ter outro resultado senão o sucesso. Parabéns a todos os envolvidos, que essa garra e motivação permaneçam firmes durante todo o ano!

DOWNLOAD: Apresentação em Powerpoint do CE Mochón na Uerj


Elaboração do planejamento interdisciplinar – 2º momento – Dia 10/02/2010

Os professores reúnem-se para finalizar os planejamentos interdisciplinares iniciados no sábado. Já familiarizados com as novas propostas, os colegas chegaram com mais textos e trouxeram várias estratégias interdisciplinares já prontas.
Como já foi dito nos tópicos anteriores, os professores demonstraram grande receptividade ao novo programa, de modo que após o início do planejamento no último sábado, todos passaram a trocar emails entre si para trocar ideias e material. Aqueles que tiveram dificuldade em trabalhar suas disciplinas em determinado texto, tiveram a oportunidade de sugerir outros em que ficassem mais à vontade para trabalhar seu conteúdo. O professor de matemática, por exemplo, sugeriu o texto “Poesia Matemática” de Millôr Fernandes, onde foi possível fazer a interdisciplinaridade das disciplinas de matemática (álgebra e geometria), Língua Portuguesa (figuras de linguagem e pontuação), Literatura (tendências contemporâneas) e Filosofia (O ser humano como ser social, a dinâmica dos relacionamentos).
Todos os grupos finalizaram os seus planejamentos, que em breve ficarão disponíveis no Fórum do Mochón, no qual todos os professores poderão acessá-los.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Elaboração do planejamento interdisciplinar – Dia 06/01/2010

As atividades do dia foram iniciadas com os informes da direção e, em seguida, com as palavras da coordenação pedagógica, que ressaltou a importância de se enxergar o aluno como indivíduo, compreendendo seu comportamento e buscando formas de socializá-lo com sensibilidade e motivação.
Os professores dividiram-se em três grupos, cada um responsável por uma das séries do Ensino Médio. Cada grupo apresentou seu conteúdo e, em seguida, discutiu práticas interdisciplinares que convergissem para a leitura.
Por se tratar da primeira experiência dos professores com um planejamento interdisciplinar, não houve tempo hábil para concluir todo o processo nessa manhã de sábado, ficando marcado para a manhã da próxima quarta-feira, dia 10, uma nova reunião para a conclusão do planejamento.
O que se observou neste primeiro encontro foi o fervilhar de ideias, a troca de práticas e a abertura da maioria dos professores para um novo conceito, o que gerou discussões – algumas acaloradas – que sempre visavam o aperfeiçoamento do projeto.


Na hora do almoço, o trabalho foi suspenso para que se cantasse parabéns para os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro, evidenciando a união e o entrosamento da equipe.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Reuniões entre a equipe do EMI e os professores – Dias 03 e 04/01/2010

Nesses dias uma apresentação de slides – feita no Powerpoint – foi exibida a todos os professores, que compareceram em um dos horários oferecidos, 8:00 ou 17:00. A apresentação constituiu-se das propostas do Ensino Médio Inovador, dos objetivos do programa e da explanação de conceitos importantes, como a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.
Conforme o que se espera diante da exposição de novas idéias, as reações foram diversas e as dúvidas numerosas. Entretanto, o que se observou foi uma excelente receptividade pela grande maioria dos professores, que se mostrou muito interessada em saber dos detalhes do programa. Alguns docentes que, inicialmente, mostraram-se resistentes à ideia, ficaram mais receptivos ao entender que algumas das propostas do programa são a autonomia da escola, valorização do corpo docente e a liberdade para se elaborar um programa de maneira independente, que atenda às necessidades específicas da escola e da comunidade escolar.
As quatro reuniões geraram frutos, muitas ideias foram lançadas e discutiram-se vários exemplos de práticas interdisciplinares. Durante a apresentação da letra da música A Rosa, de Chico Buarque, vários professores sugeriram temas transversais, como o estudo das manifestações artísticas do Egito Antigo e de lendas universais como a da Esfinge. As reuniões duraram muito mais do que o previsto justamente por conta dessas sugestões, que foram muito bem-vindas.
O saldo final desta apresentação do programa aos professores foi muito positivo, já que ultrapassou as expectativas iniciais: muitos professores tidos como resistentes a novos conceitos mostraram-se participativos e interessados. Naturalmente, sempre há os que encaram novas propostas com ceticismo, mas são pequena minoria que esperamos contagiar com o prosseguimento da implantação do programa.